Eric,

Eu acho fascinante a sua dedicação ao estudo solitário; um ato
verdadeiramente digno das pessoas mais capazes. Você é um autodidata
original, pessoas assim como você e eu, que estudam independente de estar ou
não na academia sabem perfeitamente bem como funciona a ciência e a
matemática. Talvez um dia você dará uma grande contribuição original à
ciência, ou mesmo causará um rebuliço sem volta às teorias já existentes -
como eu também. Eu acho que você não conseguirá participar das olimpíadas
universitárias, porque essas competições são apenas para aqueles que são
universitários. Mas se você pensar com mais paciência e com bom senso,
perceberá que, na vida científica, as melhores idéias surgem quando
dedicamos uma grande parte do nosso tempo a solucionar problemas realmente
importantes - no caso em que somos fiéis cientistas. O bom da ciência e da
matemática também é que elas contém um alto índice de idéias ótimas. Então,
como eu penso, porque eu deveria solucionar problemas de uma olimpíada de
matemática quando já sei que eles possuem as soluções guardadas no armário
do comitê organizador da competição? É melhor não estar sempre tentando
reinventar a roda! Eu espero ter lhe falado coisas realmente importantes.

Eu aproveito também a oportunidade para falar aos outros colegas para que
procurem dedicar mais tempo ao que realmente vale a pena, que são os
problemas mais interessantes e verdadeiramente importantes; não se limitar
apenas à matemática quando há ciências como a física, química, astronáutica,
meteorologia, biologia, etc. Talvez possam contribuir mais para outras
ciências do que para a própria matemática! Mas nunca deveriam abandonar o
estudo da matemática porque isso é extremamente prejudicial ao conhecimento!

Sinceramente,
MAB


Em 22 de agosto de 2010 12:15, Willy George do Amaral Petrenko <
[email protected]> escreveu:

> Vc provavelmente não pode participar.
> Mas o lugar certo para se informar sobre isso é a secretaria da obm,
>
> Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática.
> Estrada Dona Castorina, 110
> Jardim Botânico
> 22460-320, Rio de Janeiro, RJ
> Telefone: 21-25295077 ou 21-25295189
> Fax: 21-25295023
> e-mail:[email protected]
>
>


-- 
Marco Bivar

Responder a