Quando se trata do conjunto vazio, muitas vezes chegamos aquelas situacoes em que algo eh verdadeiro por vacuidade. Por exemplo, no conjunto dos reais, a afirmação "Se x^2 <0 entao x = 17" eh verdadeira. Como não existe real com quadrado negativo, entao qualquer afirmacao que se siga como conclusao da hipotese eh verdadeira por vacuidade. Podemos ver isso tomando a contrapositiva. "Se x <>17, entao x^2 >=0", que claramente eh uma afirmacao verdadeira. Por definicao, um conjunto A estah contido em B se todo elemento de A for elemento de B. Consideremos a afirmacao "Se A eh vazio, entao A estah contido em B". De fato, parece um tanto estranho, pois A nao tem elementos. Mas, tomando a contrapositiva, temos que "Se A nao a esta contido em B, entao A nao eh vazio." Eh verdadeira, pois, se A nao estah contido em B, entao A contem algum elemento que nao estah em B, logo A contem pelo menos um elemento e nao eh vazio. Isso justifica o vazio estar contido em qualquer conjunto, inclusive nele mesmo. Artur
-----Mensagem original----- De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] nome de Bruna Carvalho Enviada em: segunda-feira, 11 de dezembro de 2006 19:17 Para: [email protected] Assunto: [obm-l] Conjunto Porque o conjunto Vazio está contido em todo conjunto ?? Não entendo isso. -- Bjos, Bruna

