Citando o JM PS: Retornando a outro assunto recentemente discutido, devo confessar entretanto que desconheço estudos que demonstrem que "conhecer a história do teorema" auxilie na "compreensão da demonstração do teorema". Dito isto, confesso que sou totalmente a favor da erudição, e fico certamente contente com o maior nível de fruição intelectual por ela permitida: uma das principais razões da aquisição do conhecimento é "poder rir de mais piadas"!\\
Recentemente, alguém, acho que o Julio, falou do Lakatos. No livro dele, Proofs and Refutations, ele fala que vai abordar a matemática não da maneira como ela se deu, mas da maneira como ela poderia ter acontecido. Chama isso de reconstrução racional. Concordo com o JM. Saber história é útil e importante, mas não imprescindível para se fazer matemática ou para ensiná-la. A maioria dos "matemáticos" que conheço não sabe chongas de história e têm aversão à filosofia. Pura besteira.... ________________________________ Décio Krause Departamento de Filosofia Universidade Federal de Santa Catarina 88040-940 Florianópolis, SC -- Brasil deciokrause[at]gmail.com www.cfh.ufsc.br/~dkrause ________________________________ Em 27/01/2013, às 16:38, Joao Marcos escreveu: > PS: Retornando a outro assunto recentemente discutido, devo confessar > entretanto que desconheço estudos que demonstrem que "conhecer a > história do teorema" auxilie na "compreensão da demonstração do > teorema". Dito isto, confesso que sou totalmente a favor da erudição, > e fico certamente contente com o maior nível de fruição intelectual > por ela permitida: uma das principais razões da aquisição do > conhecimento é "poder rir de mais piadas"! _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
