Olás,

Mais uma participaçãozinha na discussão sobre "a visão dos matemáticos não-lógicos sobre a lógica" (acho que a coisa foi por esse caminho nos últimos dias, então não estou falando do vídeo do Elon, hehe...).

Vou dar um exemplo prático pra vender uma idéia que vai contra o "matemáticos podem ignorar de todo a Lógica no seu dia-a-dia":

Quem for dar, ou já deu, aula de Topologia Geral já deve ter visto este resultadinho aqui:

"Se A é um subconjunto enumerável do R^2, então R^2 - A é conexo por caminhos"

(tem até no livro do... ops, não estamos falando dele. É um argumento bem combinatório, no final, trace uma reta que não passe por nenhum dos dois pontos e vá fazendo segmentos unindo cada um dos dois pontos iniciais a pontos dessa reta. Alguma dessas justaposições de segmentos não vai intersectar nenhum ponto de A, pois sao nao-enumeráveis justaposições e enumeráveis pontos... Notar que podemos tirar até mesmo um subconjunto denso do R^2 que o complementar ainda fica conexo por caminhos !)

Pois bem. Para a cardinalidade de A igual a aleph_0, temos aí uma coisa muito simples de fazer. Aumente um pouco o tamanho de A ! O que ocorre se supusermos que A tem tamanho aleph_1 ? Se tem uma solução simples para aleph_0, deve ter solução simples para aleph_1, não ?

Pois é... Com o tamanho de A sendo aleph_1, a questão é *indecidível* para a Teoria dos Conjuntos, pois envolve equivalências com a Hipótese do Contínuo ! Não querendo fazer propaganda do próprio trabalho mas já fazendo, isso já está online pra quem quiser ver os detalhes:

http://mv.mi.sanu.ac.rs/Papers/MV2012_043.pdf

Moral da história: mesmo um matemático que não esteja próximo da Lógica ou da Teoria dos Conjuntos pode fazer uma pergunta cuja resposta envolve proposições indecidíveis, independentes da Teoria dos Conjuntos. Pelo menos ele tem que estar *ciente* de que isso pode acontecer !!!

"Even if one is not interested in consistency results per se, it is nonetheless prudent to be aware of them, lest one waste effort trying to prove a proposition that has a consistent negation"

A frase acima é de Frank Tall, uma das lideranças na área de "set theoretic topology" e está disponível num texto com vários resultados de consistência e independência em Topologia, obviamente todos mais profundos dos que eu fiz no meu trabalho acima. Disponível em:

http://www.math.toronto.edu/tall/publications/55.pdf

Ou seja: quem quiser ignorar a Lógica de todo, está correndo o risco de procurar respostas que serão impossíveis de serem encontradas - sem nem mesmo saber que isso pode acontecer. Aquele personagem fictício chamado "Tio Petros", do livro "Tio Petros e a Conjectura de Goldbach", teve uma epifania na hora que soube dos Teoremas de Incompletude de Gödel...

Até,

[]s  Samuel







----------------------------------------------------------------
Universidade Federal da Bahia - http://www.portal.ufba.br

_______________________________________________
Logica-l mailing list
Logica-l@dimap.ufrn.br
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a