Olás,

Sem entrar nos méritos desse vídeo para professores do ensino fundamental, gostaria de contar algumas historinhas, algumas com nomes, outras sem nomes, envolvendo a opinião de pessoas do IMPA (que estão lá ou que estudaram lá) sobre Lógica e Teoria dos Conjuntos.

---> A primeira pode ter nome, já que todos aqui estamos falando do Elon Lima.

No livro de "Topologia Geral" dele, tem uma passagem sensacional antes da prova do Teorema de Tychonoff, é algo assim (vou citar de memória, quem tiver o livro pode conferir):

"Para provar o próximo teorema, vamos usar, uma única vez neste livro, o Axioma da Escolha, na forma do seu equivalente mais famoso, o Lema de Zorn. Enquanto o Lema de Zorn sim, parece um teorema, o Axioma da Escolha tem um aspecto mais filosófico".

Primeiro comentário: tecnicamente, dizer que só foi usado lá é um grande erro, todas as vezes em que se constróem sequências convergindo para pontos no fecho de um conjunto estamos usando ou o Axioma da Escolha ou o Axioma da Escolha Enumerável, pelo menos. Em modelos sem Axioma da Escolha, existem pontos em fechos que não são limites de sequências...

Também o próprio Teorema de Baire para espaços métricos completos necessita do Princípio das Escolhas Dependentes - sendo, na verdade, *equivalente* a ele !

Então dizer que só vai estar usando ali é um grande erro; é simplesmente dizer algo profundamente errado. Nessa parte em específico, ocorreu um grande desserviço à formação matemática de quem estiver lendo.

Segundo comentário: sobre dizer que o Lema de Zorn é um teorema e o Axioma da Escolha é filosofia, o meu comentário é: "sem comentários". 8-)

---> Outra historinha: um amigo meu que foi pra Álgebra depois esteve, quando muito jovem, passando uma temporada no IMPA.

Ele pegou alguns dos livros de lógica da biblioteca do IMPA - que já foram citados aqui serem todos muito bons -, e os pegou por ter curiosidade com lógica, por achar lógica interessante, etc. Como disse, era um cara novo e sempre foi interessado por todas as áreas.

Pois é. O cara que estava recebendo ele - e esse eu não sei mesmo o nome, o meu amigo quando me contou a história não disse quem era -, um professor do IMPA, chegou pra ele e perguntou:

- Por quê você pegou livros de Lógica na biblioteca ?

(Vamos fazer de conta que não é um absurdo alguém ficar bisbilhotando a ficha de biblioteca do aluno visitante só pra seguir na historinha...)

- Peguei por achar interessante bla bla bla...

A resposta do cara foi:

- Não leia sobre lógica agora. Isso é perda de tempo. Deixa pra ler quando você estiver velho e aposentado.


... ... ...

---> Um colega aqui do departamento, que estudou no IMPA, já respondeu para um aluno que a "Hipótese do Contínuo" era filosofia.

... Outro colega nosso aqui, ao fazer o concurso para ingresso, verificou-se que ele tinha pós-doc no CLE, então, isso lá pra 2003 quando ainda não havia um grupo estabelecido de Lógica aqui, um outro colega (também filho do IMPA) perguntou durante a arguição de memorial da banca:

- Então você é filósofo ?

Ou seja: além de não saberem o que é matemática e o que é filosofia, falam de filosofia como se fosse depreciativo.


---> E um outro colega aqui do departamento, também filho do IMPA, adora falar mal das outras áreas durante a aula. Não só contra Lógica: como ele sabe provar o Teorema Fundamental da Álgebra usando variáveis complexas (ou o que ele acha que seja esse teorema), ele já disse em aula que "Álgebra não é uma área importante, já que o teorema fundamental da área é provado com argumentos de Análise".

Depois dessa pérola não necessitaríamos de mais informações sobre esse colega, mas tudo bem. Ele já falou em sala de aula o seguinte:

- Não sei porque existem livros de Teoria dos Conjuntos. Nenhum livro de Teoria dos Conjuntos precisa de mais do que 20 páginas. Aliás, tudo o que eu preciso de Teoria dos Conjuntos cabe em uma folha frente-e-verso.

... É uma frase de tal maldade que é simplesmente impossível um aluno inventar que ouviu isso em sala de aula, por isso tenho certeza que essa frase foi falada exatamente assim.

------------------------------------------------------------------------------

... Então, a partir dessas histórias todas, começo a pensar que as pessoas do IMPA não falam nos termos já citados sobre a área de Fundamentos "apenas para professores do Ensino Fundamental". Quem sai de lá, sai com essa mentalidade, é a "filosofia" (hehe) do lugar, passada adiante sistematicamente... Ou seja, não é à toa que é difícil, uma luta inglória, fazer as revistas de Lógica Matemática subirem no Qualis.

Até mais,

[]s  Samuel





----------------------------------------------------------------
Universidade Federal da Bahia - http://www.portal.ufba.br

_______________________________________________
Logica-l mailing list
Logica-l@dimap.ufrn.br
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a