Olás,

Voltou a discussao, que ótimo ! A lista ficou muito parada na sexta.

Comentários gerais:

- Como Rodrigo já explicou, estamos revendo algumas classificacoes, em particular à última proposta feita aqui mesmo para LU.

Espero do colega Jean Yves um pouco de compreensao de que um pedido para uma revista subir *diretamente* do B5 para A2 (em Matemática) teria pouca chance de ser considerado, um pedido para "B1 ou B2" é bastante mais realista e tem melhores chances de ser bem considerado. Na minha opiniao, o que eu acabo de dizer é um argumento... Pode nao ser o melhor dos argumentos, mas é um argumento. É complicado lidar com "revistas jovens", e o nosso indicativo de B5 para B1 já chama a atencao para a revista. As sugestoes apresentadas no documento para estrato A sao para revistas "já mais consagradas". Isso é um critério: pode nao ser o melhor dos critérios, mas é um critério.

- O "custo para sermos convencidos", para se incluir uma revista, gente, estávamos só sendo cuidadosos. Uma proposta jogando tudo de B1 pra cima nao seria sequer considerada, oras.

- Nosso principal critério para classificacao da lista foi o de "tentar captar uma sensacao da comunidade internacional", presente em algumas listas de periódicos que constavam em selecoes de lógicos relevantes. Esse foi o comeco da discussao, aqui na Lógica-L mesmo. Nao usamos números, a princípio, nem índices nem nada, portanto nao temos muito como apresentar "o nosso critério", além de voltar no tempo e pensar nessa coisa abstrata de "sensacao da comunidade internacional". Concordo que isso possa parecer "falta de critérios", mas uma comissao independente de três pessoas, com urgência de apresentar uma proposta (o Qualis de Matemática, em particular, está lá marcando EM ATUALIZACAO), e ainda mais tendo clareza que iríamos pedir o apoio da comunidade, e sugestoes, acho que nao necessitaríamos apresentar uma tabela como na página 2 do documento de área de Matemática, contávamos mais com a compreensao e o apoio dos colegas... What whould you do when I sing out of tune e essas coisas. Acho que seríamos pessoas sem ética ou critérios se passássemos por cima da comunidade, mas, como deixamos tudo às claras, nao creio que seja o caso.

- Já fiz muito lobby e já marquei muita presenca na vida, pessoas de áreas menos apoiadas têm mesmo que se movimentar, na minha opiniao. Nunca veremos um movimento de "pesquisadores de sistemas dinâmicos querendo melhorar o Qualis", pois as revistas deles sao todas de B1 pra cima e a maioria no estrato A. Que mundo terrível esse que vivemos, mas nao me envergonho de fazer lobby, nao, meus caros.

- A propósito, voto na proposta 1, tentar convergir para apresentar esse documento nos próximos dias, sempre tendo em vista que temos que discutir isso mais continuamente neste e nos próximos anos.

Será que fazer uma discussao mais longa agora e perder a avaliacao *em* *curso* vale mesmo a pena ? Será que o nosso documento é mesmo tao ruim como "primeira aproximacao" do desejo da comunidade ?

Problemas pontuais, por favor apontem, sugiram, comentem. Esses verbos, "apontar", "sugerir", "comentar", podem ser conjugados num clima nao-acusatório.

Até,

[]s  Samuel








----------------------------------------------------------------
Universidade Federal da Bahia - http://www.portal.ufba.br

_______________________________________________
Logica-l mailing list
Logica-l@dimap.ufrn.br
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a