Olá, Décio e demais membros. Talvez a questão seja mais simples. Pode ser que tais níveis de conhecimento existam e sejam fundamentados ou talvez seja algo intuitivo, ou seja, cada um define um curso de lógica básico/elementar, intermediário e avançado como quiser.
Imagine que você sugere uma bibliografia básica, intermediária e avançada no plano de estudos da Lógica para seus alunos. Que características os livros classificados como intermediários e avançados possuem para pertencerem a essas classes? Um exemplo prático e de minha vivência: - um curso básico de teclado envolve: conhecer as notas musicais básicas (dó-ré-mi-fa-sol-la-si), leitura de partituras com essas notas, compasso simples, cifras, ligadura. Músicas como Marcha Soldado, Noite Feliz e Asa Branca são recomendadas para alunos nesta fase. - um curso intermediário de teclado: exercícios técnicos com as duas mãos, oitavas, acordes de sétima e progressão. Músicas: blues, nona sinfonia, Pour Elise, etc... - um curso avançado: execução de escalas maiores (em duas oitavas), com as duas mãos dedilhando, clave de fá e distribuição dos acordes. Músicas: execução de obras clássicas.* Dessa forma, eu poderia definir que 1) um estudo básico/elementar - trata de *posições sintáticas e semânticas, sobre os chamados conectivos lógicos, sobre os quantificadores e sobre o predicado de igualdade? 1) um estudo intermediário - trata de questões que fazem uso de indução para serem demonstradas ou definidas? 2) um estudo avançado - trata ou faz uso de teoria da recursão ? * Abraços, Aracele * Em 31 de janeiro de 2010 05:59, Decio Krause <[email protected]>escreveu: > Aracele > A palavra "elementar" usada nesse contexto não significa "primeiro nível de > estudo", como sua mensagem deixa transparecer. É sinônima de "primeira > ordem". Geometria Elementar não é a geometria que de estuda no colégio, mas > a parte da geometria que se faz em lógica de primeira ordem, ou elementar, > assim como a teoria elementar dos reais, etc. > Sua sugestão em 1) e 2) não faz qualquer sentido. Mas vejamos o que outras > pessoas da lista devem dizer. > Abraço, > Décio > > ________________________________ > Decio Krause > Departamento de Filosofia > Universidade Federal de Santa Catarina > 88040-990 Florianópolis, SC -- Brasil > [email protected] > www.cfh.ufsc.br/~dkrause <http://www.cfh.ufsc.br/%7Edkrause> > ________________________________ > *Doctor Bell say we’re connected,* > *He called me on the phone,* > *But if we’re really together baby,* > *How can I feel so all alone?* > (Bell's Theorem Blues) > > Em 30/01/2010, às 23:04, Aracele Garcia de Oliveira escreveu: > > Olá ! > Busco uma fundamentação para a classificação do estudo geral da Lógica (ou > dos níveis de dificuldade) em cursos ou livros que tratam sobre esse > assunto. > Independente da Lógica (Clássica, Paraconsistente, etc) e independente da > aplicação para outras áreas (exemplo, Lógica para Computação, Lógica para > Direito, etc). > > Gostaria de saber se existe alguma referência bibliográfia ou alguma > fundamentação que fixa os conteúdos a serem tratados em "Lógica Elementar", > "Lógica Intermediária" e "Lógica Avançada" (assim como é feito na > matemática, no estudo de línguas estrangeiras, instrumentos musicais, > etc...). > > Segundo Carrion e Da Costa, em "Introdução à Lógica Elementar com o símbolo > de Hilbert", temos que > "Essencialmente, a Lógica Clássica versa, em sua forma *elementar*, com > base em certas posições sintáticas e semânticas subjacentes, sobre os > chamados conectivos lógicos, sobre os quantificadores e sobre o predicado de > igualdade" e > "Em sua porção não elementar, a lógica tradicional investiga a noção de > pertinência e outras noções alternativas." > > No caso da parte intermediária e avançada, poderíamos definir que: > 1) um estudo intermediário - trata ou faz uso de indução > 2) um estudo avançado - trata ou faz uso de teoria da recursão ? > > O que me dizem sobre isso ? > > Grata > -- > Att. > > Aracele Garcia de Oliveira > M.Sc. Student in Computer Science > Federal University of Santa Catarina (UFSC) > Department of Informatics and Statistics(INE), > Florianopolis, SC - Brazil > Phone: +55 48 8834-4281 > E-mail : [email protected] > Personal Homepage: > http://www.inf.ufsc.br/~aracele<http://www.inf.ufsc.br/%7Earacele> > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > > > -- Att. Aracele Garcia de Oliveira M.Sc. Student in Computer Science Federal University of Santa Catarina (UFSC) Department of Informatics and Statistics(INE), Florianopolis, SC - Brazil Phone: +55 48 8834-4281 E-mail : [email protected] Personal Homepage: http://www.inf.ufsc.br/~aracele
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
