Sei lá Patrick, não sei se eu interpreto diferentemente os adjetivos em inglês, mas terrible não me parece algo tão agressivo assim. Obviamente, a opinião do cara é forte e se resume, no que eu interpretei das declarações dele ao seguinte:

1. Há problemas sérios no Linux,
2. Há coisas que de tão ruins deveriam simplesmente ser jogadas fora e reescritas (veja, por exemplo essa discussão sobre o sistema de som do Linux, a conclusão que eu tiro lendo é que é garbage... http://apple.slashdot.org/article.pl?sid=05/06/12/ 1315235&tid=179&tid=190&tid=1)
3. O BSD tem um padrão de desenvolvimento superior, focado na qualidade.

Acho que são pontos válidos, talvez a forma de expressá-los não tenha sido muito feliz, mas é o conteúdo aqui que me interessa. Lembro de uma entrevista do Linus à revista Info de alguns anos atrás em que ele falou no mesmo tom, aliás muito pior, do Windows. Em suma, ele dizia então que ninguém mais tinha condições de entender o código do Windows de forma global (seria impossível ter uma visão da floresta...) pois o Windows era a coisa mais remendada que existia. Veja só que curioso, agora é o Linux que é acusado de ser um patchwork! Esse mundo dá muita volta mesmo...

O Linux é um fenômeno sensacional, não digo que não. Mas tem muito oba-oba em cima e acho que caras como ele que gastaram um tempo razoável de suas vidas se dedicando ao BSD devem ficar muito p da vida com esse oba-oba, aí na hora que dá uma entrevista de 50 linhas não dá pro cara ficar explicando trecho de código, acaba generalizando... Ou o jornalista não cita tudo o que o cara falou, não tem o espaço suficiente, interesse, etc.

O Linus pode não ter entrado numa briga de pivete, mas podia ter dado uma resposta técnica qualquer, por exemplo, aquele comentário que tem lá no kernel e que teria motivado aquela empresa citada a trocar o Linux pelo OpenBSD, das duas uma ou o jornalista responsável não perguntou pra ele ou ele não quis responder...

[]'s
Georges

On 17 de jun de 2005, at 14:19, Patrick Tracanelli wrote:

Bom, como ficou bem claro, a minha opiniao e' bem pessoal. Com certeza tem bem mais gente que pode nao achar agressivo nem sem nocao.

"It's terrible," De Raadt says.

Agressivo (pra mim). Se nao quizer ser agressivo, pode-se dizer que Linux nao e' muito bom, e de preferencia citar em que situacoes ele nao e muito bom e que outros sistemas (BSD) ou nao se sobresaem. "Eh terrivel" eh agressivo... msm pq discordo que Linux seja terrivel.

"Everyone is using it, and they don't realize how bad it is. And the Linux people will just stick with it and add to it rather than stepping back and saying, 'This is garbage and we should fix it.'"

Agressivo. Generalizando demais.

"Linux has never been about quality. There are so many parts of the system that are just these cheap little hacks, and it happens to run."

Na minha opiniao esse tipo de afirmacao nao agride apenas um sistema, mas sim toda uma comunidade de desenvolvedores e muita gente que de forma voluntaria contribui pro Linux, e mesmo desenvolvedores dedicados ao kernel Linux. Pra mim e falta de nocao falar de uma comunidade inteira, ainda que o proprio De Raadt rejeitasse 90% dos hacks que entram no Linux, isso nao significa que nao sirvam ao proposito do Linux. Isso me faz recordar da historia do Apache...

"I don't know what his focus is at all anymore, but it isn't quality."

Eu acho isso um ataque tambem. Alem de "dar a entender" (a famosa dar margem a interpretacao). "Se o foco do sistema nao eh qualidade oq eh? Dinheiro?" Eh possivel... mas como nao sao palavras claras, isso parece comentario da lavadeira na beira do rio falando da vida alheia...

Bom, nao vou continuar citando trechos... acho q nao ha necessidade disso. Afinal estamos tratando de opinioes e nao de fatos, e a minha opiniao eh que houve exagero... eh possivel q seja proposital, afinal "Eh a Forbes", mas isso nao me interessa.

Do meu ponto de vista, ao entrar em meritos "advocacy", nao importa apenas o que voce diz, mas sim a forma como voce diz. Da pra fazer quase todas as afirmacoes ai sem ser taxativo, agressivo, sem ataques diretos, sem dizer "isso eh lixo".

Isso eh o famoso dar comida na boca de Trolls. Pra mim isso foi um momento Troll do De Raadt. Nao vou me surpreender se algum desenvolvedor Linux ou qq coisa que o valha resolver "dar uma resposta `a altura". Apesar de nao concordar com o fato do Linus ter evitado comentar, fico feliz dele nao ter respondido no mesmo nivel, senao ia parecer briga de pivete.

_______________________________________________
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br

Responder a