Paulo Pires wrote:
On Thu, 03 Feb 2005 12:58:28 +0000, MaInBoArD
<[EMAIL PROTECTED]> wrote:

Ola

Qual a diferenca? e a utilidade? Pois a minha tape se reconheceu na sa0
mas parece q o rsa0 tinha alguma utilidade...


Houve épocas, talvez anteriores ao driver sa(4), em que havia
dispositivos de entrada e saída de blocos (st, sa) e dispositivos de
entrada e saída de caráter (rst, rsa).  Não sei o porquê dessas
distinções, nem o de essas distinções terem sumido.

Apesar do nome genérico ser "dispositivo de caracter", os Raw devices eram blocados, da mesma forma que os "dispositivos de bloco". Pelo menos quando o dispositivo em questão era um dispositivo tipicamente de blocos, como disco ou fita.


A diferença entre os dispositivos com r e sem r era o uso dos buffers do sistema operacional. Uma forma muito simples de verificar isso era usando o dispositivo de disquette. Se voce mandar gravar uma imagem usando o /dev/fd0, a gravação era quase instantanea, pois os dados ficavam, na verdade, no buffer do sistema para serem gravados aos poucos. Se voce usasse o /dev/rfd0 a gravacao pareceria mais lente, embora demorasse exatamento o mesmo tempo.

Por que isso era importante? Bem, alguns programas preferem acessar o dispositivo sem passar pelos buffers, para não serem enganados por cópias de cache. Por exemplo, o fsck. Ao mesmo tempo, para montar um file system era ecessario sempre passar pelo dispositivo com buffer, ou a montagem não funcionaria. Essa distinção é extremamente sutil, e se bem feita não há nenhuma necessidade de haver dois tipos de acesso. Por isso, no FreeBSD 5 acabaram com essa distinção. Todos os acessos de usuário são feitos sem buffer (que é mais confiável), e somente a montagem de file systems, que é interna ao kernel, tem acesso com buffers.

_______________________________________________________________
Para enviar um novo email para a lista: freebsd@fug.com.br
Sair da Lista: http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
Historico: http://www4.fugspbr.org/lista/html/FUG-BR/

Responder a