Caros debianos e demais usuários de Software Livre,

Fiquei constrangido ao solicitar uma segunda via de cobraça de energia elétrica no site da COELBA (BAHIA) e constatar que o site, feito em ASP, só funciona direito para quem utiliza o Internet Explorer da Microsoft.
Por váras vezes fiz reclamação no site da empresa, sem contudo obeter qualquer resposta.
Constatando que me atendiam resolvi protocolar reclamação junto a ANEEL, que por sua vez a encaminhou á agência reguladora na Bahia - AGERBA.
Questionei o fato de que uma empresa que presta serviço Público, tendo para tal uma concessão, obrigue os cidadãos comuns a terem que usar software proprietário para solicitarem uma emissão de segunda via.
Adicionei a isto que com o programa de PC popular a maioria das pessoas de baixa renda que que se utilizam dessa forma de financiamento usarem PCs com Linux pré-instalado, e que ficariam de fora desse serviço.
Segue abaixo trexo da carta-resposta da AGERBA. Solicito aos leitores, que me ajudem, com trechos a serem escritos,  na contra-reposta á carta.

Senhor (...) estamos enviando reposta da Concessionária, onde são apresentadas explicações referentes ao programa usado no site da mesma, para emissão da 2ª via da fatura. Acrescentamos ainda que caso V. Sa., não esteja satisfeita ou possua algum questionamento ou reclamação, esta Ouvidoria está à disposição para registro ou tratamento.

**RESPOSTA DA CONCESSIONÁRIA**

COMPANHIA DE ELETRICIDADE DO ESTADO DA BAHIA - COELBA (...) em atenção à reclamação (...) sobre software utilizado pela empreza paraemissão de segunda via de fatura de energia elétrica (...).
Com o objetico de facilitar o acesso através da Internet a COELBA efetuou pesquisa em toda sua área de atuação constatando que o programa usado pela maioria absoluta utilizava o windows. Diante disso a empresa firmou convênio com  MICROSOFT de forma a atender a essa gama de clientes.

Pessoal, sinceramente....
* Dizer que não pode disponibilizar um serviço que rode em TODA e qualquer plataforma??? Atendendo a uma gama de clientes?
* Condicionar o uso de fornecimento de serviço a outro prodruto ou serviço??? (isso fere a Lei 8078/90 - Código de Defesa do Consumidor).

Gostaria que colocassem aqui sugestões e questionamentos para detonar com essas atitudes arbitrárias da COELBA.
Arnoldo junior

Responder a