Ronaldo, vou dar meus palpites agora... vamos prolongar a discussão um pouco, pq tá interessante
2006/10/18, Ronaldo Reis Junior <[EMAIL PROTECTED]>:
Pessoal, não sei se existe uma solução para isto que vou colocar, mas se não existe, seria uma ÓTIMA implementação. Uso Debian testing e geralmente funciona tudo muito bem. Mas hoje fui imprimir na minha HP 692C e para minha surpresa a impressão não funcionava mais. Imprimia uma parte do texto e depois dava pau, imprimia caracteres malucos. Na página de teste de impressão do CUPS, imprimiu até começar a aparecer o desenho com as cores. Daí achei que fosse o cartucho, achei que fosse problema no cabo. Reiniciei no Rwindows, pois ainda preciso do mardito para algumas tarefas, e testei. A impressora está perfeita. Então o problema é com os drivers da impressora no Linux. Voltei ao linux e testei todos os drivers para a impressora e o problema continuou. Fui olhar o meu histórico de atualizações no synaptic (ótima ferramenta). Percebi que houve uma atualização dos seguintes pacotes (seelcionado somente os que podem ter algo haver com o problema: cupsys (1.2.4-1) to 1.2.4-2+b1 cupsys-common (1.2.4-1) to 1.2.4-2 gs-common (0.3.9) to 0.3.10 gs-esp (8.15.2.dfsg.1-2) to 8.15.3.dfsg.1-1 libcupsimage2 (1.2.4-1) to 1.2.4-2+b1 libcupsys2 (1.2.4-1) to 1.2.4-2+b1 libcupsys2-dev (1.2.4-1) to 1.2.4-2+b1 Eu aposto no cupsys como o provável problema. Aí entra o detalhe que eu acho que poderia melhorar muiiiiito o suporte Debian. Eu não tenho como corrigir o problema. Não tenho mais o pacote imediatamente anterior. Ainda não tem pacote corrigido na Unstable. Tentar voltar para pacotes da Stable é impossível. Ou seja, se eu não tivesse o Rwindows para imprimir iria ficar parado até aparecer a nova versão, sendo que o problema poderia ser facilmente resolvido se a versão imediatamente anterior dos pacotes ainda estivessem disponíveis.
Sempre fica disponivel, é p/ isso que serve o /var/cache/apt/archives PORÉM nao é uma coisa trivial fazer o rollback das mudanças. Até pq os pacotes novos podem ter novas dependencias, que puxam outras dependencias e assim vai.... sem contar o problema dos arquivos de configuração que vc veio e modificou, e na hora da atualização ele pediu p/ vc escolher entre o novo e o velho e vc optou por um misto deles - e ai, como é que fica a questão dos arquivos do /etc ? Certamente, há outros casos complicados que não estou vendo nessa análise rápida. Nao vou dizer que seja impossível, mas não é uma coisa trivial de se fazer por um programa pois são muitas as possibilidades a cobrir. Mas p/ vc voltar a situação na mão não é mto complicado, basta vc ver nos logs as mudancas que vc suspeita, remova os pacotes novos e instale-os novamente a partir de um 'cd /var/cache/apt/archives/; dpkg -i pacote.deb pacote2.deb' (nao me lembro se precisa remover o pacote mesmo, mas acho mais certo)
Alguem sabe como se sai desta sem as famosas frases: "Espere a nova versão", ou "Distribuição Testing é assim mesmo" ou ainda "use a distribuição stable"
Reportando o bug p/ que seja corrigido logo e/ou seguindo os passos que eu sugeri acima.
Se ninguem tiver um solução pronta, seria uma boa dica para os mantenedores da Distribuição (se alguem tiver contato mais direto poderia repassar) manter sempre 2 ou 3 versões dos pacotes na testing, de forma que, se um pacote deu problema, basta eu relatar o problema e voltar para a versão anterior sem traumas. E aí, o que vcs acham?
Como eu disse, se isso fosse fácil de implementar, certamente já teriam feito pois aposto que todo mundo já passou por esse problema antes... -- Marcos