Gustavo Noronha Silva wrote:

Em Mon, 16 Jul 2001 23:18:26 -0300
Luis Alberto Garcia Cipriano <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

Não sei se já está documentado em outro local ou se isso não é específico do debian, mas uma dúvida freqüente é a questão do adduser dip usuario, adduser audio usuario etc...

não... isso não entra no guia, é genérico... o lugar disso é um
FAQ =)

tem algumas pessoas da lista preparando um FAQ pelo que sei e o claviola está testando o faq-o-matic =)


Não se esqueçam de manter a lista informada sobre esse FAQ, se puder ajudarei no que for possível.


Se for pertinente poderia haver uma seção "Como lidar com permissões aos dispostivos do sistema (uso de recursos multimídia e conexão discada à internet)" aonde seriam explicados:

podíamos fazer um guia: "Multimídia no Debian GNU/Linux" =) alguém
se habilita?


Teria uma sugestão que englobaria esse tema: "Configurando o Debian GNU/Linux para o Desktop".

Nele poderíamos montar um roteiro com os passos (e as diversas opções) para preparar um micro pro trabalho/diversão diária baseado em Debian. Naturalmente esse guia teria um forte apelo pros iniciantes em GNU/Linux (Se demonstrarmos que um belo e completo desktop pode ser construído sobre o Debian inclusive podemos angariar muitos novatos que tendo em vista os preconceitos espalhados pra todo lado acabam achando que só Mandrake / RedHat ou Conectiva no Brasil são a solução fácil e rápida), porém me parece que também atingiriámos usuários já da Debian que estejam querendo configurar micros pros colegas/amigos/familiares sem ter que apelar pra algo como o Windows.

O kov tem a experiência dele de preparar um micro pra namorada. Já vi diversas mensagens por esta lista apontando pra esse assunto também e eu mesmo também tenho testado especialmente o gnome (em especial o Ximian) e aplicativos para escritório e multimídia (StarOffice, AbiWord, Mozilla, os joguinhos do Gnome, Pysol, Red-Carpet e as ferramentas Gnapster, Red-carpet e as Ximian Setup tools), visando instalar sistemas pros amigos e familiares (e passar da fase de apenas lembrar toda hora das vantagens éticas do Software Livre). Já fiz algumas experiências com minha irmã e meu pai (que usam apenas Internet e edição de Documentos) e meu irmão e alguns amigos (que foram moldados pelo Windows 95/98 e querem sempre IRC, Napsters, Ver vídeos, jogar Quake e etc..) usando o destop Ximian/Gnome previamente configurado e a resposta tem sido boa. Parece que já temos peças suficientes pra o montar o quebra-cabeça de um desktop funcional e simples de usar.

Em tal Guia deveríamos discutir:

- Instalando o Debian GNU/Linux: melhor encaminharíamos para documentos específicos e poderíamos dar alguma dica de que equipamento (hardware) melhor usar em um micro com finalidade de desktop

- Preparação inicial do Sistema e Instalação do Servidor Gráfico: poderíamos dar breves explicações sobre o apt-get, sistema de usuários (necessidade de criar contas para uso cotidiano e justificar a existência do root bem como as implicações decorrentes), configuração da conexão dial-up para internet e como instalar o X

- Ambientes de Desktop: KDE / Gnome e os windows managers que podem parar em pé sozinhos (Icewm, window Maker, etc)

- Multimídia no Debian GNU/Linux!

- Impressão no Debian GNU/Linux ?

- Aplicativos para atividades cotidianas: Apontaríamos os programas que o usuário final espera encontrar em um micro: StarOffice, Mozilla, Konqueror, Galeon, Abiword, Gimp, Nautilus etc...

- Jogos em Debian GNU/Linux ?

Acredito que em muitas partes seria muito mais dar uma visão geral de como fazê-lo baseado em Debian (eventualmente aprofundando os pontos aonde o Debian tem especifidades) e sugerir as leituras pertinentes (links).

O que me parece que diferenciaria este guia seria estar sempre partindo desta distribuição e não perdendo de vista que ele será especialmente útil pros já usuários GNU/Linux que estejam querendo difundir seu uso em sua comunidade/família/ambiente de trabalho.

Não creio que eu tenha experiência em Debian GNU/Linux suficiente para levar esse trabalho adiante, mas acho que com a colaboração de todos os que já passaram pela experiência de configurar o desktop pra outros usuário poderíamos escrever tal guia. Se alguém decidir levar adiante esta idéia não deixe de me informar (e a lista) pois tentarei colaborar da melhor forma possível. Se não, no futuro, quando tiver segurança (e tempo) suficiente para fazê-lo eu mesmo posso dar o pontapé inicial em tal guia.

Abraços,

Luis Alberto.


Responder a