Ivani, infelizmente não há mesmo muita documentação em português do Puppet. Eu fiz o curso da 4Linux de Puppet, mas não indico. Sugiro caso queira um curso a empresa do Miguelzinho, Instruct. Segue o Link: http://www.instruct.com.br/.

Mas sobre o Puppet posso te adiantar resumidamente que:

Podemos sintetizar o Puppet como um framework, ou seja, um conjunto de ferramentas de nova geração que serve para implementar e gerenciar configurações de ambiente.
Ele é um projeto open source e está sob Licença Apache.
Ele funciona em rede ou localmente.
Ele foi escrito na linguagem Ruby. A comunicação com o Puppet é toda baseada na API REST. Ele utiliza uma específica linguagem declarativa denominada DSL, Domain Specific Linguage, para expressar configurações. Ele é idempotente, ou seja, um comando pode ser aplicado várias vezes sem alterar o resultado após a aplicação inicial. Por exemplo, se você pedir para instalar dez vezes o mesmo pacote ele instalará uma vez e as outras nove vezes não, pois, o pacote já foi instalado.
O Puppet tem suporte a Linux, BSD, Solaris e Windows.
O Puppet foi feito por um sysadmin para sysadmins.

INSTALAR O PUPPET

Na distribuição Debian Squeeze primeiramente faça o download do pacote digitando: wget http://apt.puppetlabs.com/pool/squeeze/main/p/puppetlabs-release/puppetlabs-release_1.0-5_all.deb. Para instalar o pacote digite: dpkg -i puppetlabs-release_1.0-5_all.deb.
Atualizar os índices digite: aptitude update.
Instalar o puppet digite: aptitude install puppet.
Nas distribuições baseadas na Red Hat faça o download do pacote digitando: wget https://yum.puppetlabs.com/el/6/products/i386/puppetlabs-release-6-6.noarch.rpm. Para instalar o pacote digite: rpm -ivh puppetlabs-release-5-6.noarch.rpm.
Para instalar o puppet digite: yum install puppet.
Para confirmar a instalação em ambas distribuições utilize o comando: puppet agent --configprint confdir.
O comando informará o diretório que foi instalado o puppet.

COMUNIDADE PUPPET

Existe uma comunidade puppet considerável. Canais no freenode, github, listas de e-mails. Todo o suporte necessário para quem procurar. No link http://docs.puppetlabs.com/ é apresentada a documentação de todos os tipos de referência. Você pode analisar o mesmo conteúdo através do comando: puppet doc --all. Para verificar a documentação sobre Resource Types digite: puppet doc -r type.
Sobre Configuration Settings digite: puppet doc -r configuration.
Uma dica é sempre utilizar o comando “ | less ” no final de cada comando para visualizar o conteúdo de uma melhor forma. :)
Site oficial do puppet: https://puppetlabs.com/
Página do Brasil: http://puppet-br.org/.

RESOURCES ABSTRACTION LAYER

No Puppet você não precisa se preocupar como será feito, apenas deve mandar fazer e o Puppet resolverá. Isso, graças ao Resources Abstraction Layer, conhecido como RAL.

MANIFESTS

Chamamos de manifests as configurações feitas com Puppet. É dentro dos manifests que vão as declarações de recursos. Resumindo, manifests são arquivos de textos com extensão “.pp” que possuem configurações escritas na linguagem puppet.

COMANDOS DE AJUDA NO PUPPET

Para obter ajuda rápida digite: puppet help.
O comando puppet help irá exibir uma lista de subcomandos com uma breve descrição. Para exibir a informação de um único subcomando digite puppet help e o nome do subcomando.
Paramaiores informações digite: man puppet-man.

Enfim, resumidamente jovem.

Boa sorte, abç

Gustavo


--
To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-requ...@lists.debian.org
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmas...@lists.debian.org
Archive: http://lists.debian.org/fd63546317d0d1a538560dd301f6f...@logicus.com.br

Responder a