On 2/16/07, Felipe Augusto van de Wiel (faw) wrote:
Quais seria as "várias coisas" que você acredita que poderiam ser feitas? Posso tentar entrar em contato com eles para saber mais informações e/ou detalhes.
Essas que aparecem aqui com frequência: inclusão de um header "reply-to", não permitir mensagens de quem não está inscrito, mascarar endereços dos remetentes, descartar confirmações de leitura, etc...
Eu discordo, dependem das alterações e elas têm que ter um bom motivo, especialmente porque como já foi dito, elas tendem a abranger um número maior de listas, ou seja, um benefício coletivo.
Bom motivos obviamente existem, do contrário isso não seria um assunto recorrente. Claro que nem todos concordam, por isso eu volto à questão: Que tal se os usuários discutissem e votassem? Que se faça o que a maioria deseja! O que me dá desgosto é ver a discussão voltar à tona de tempos em tempos sem que nada de concreto seja feito.
Na verdade há, algumas razões são históricas, outras tem relação direta com o atual ferramental do Debian para combater SPAMs e reduzir a carga nos servidores de e-mails. Alguns lugares documentam detalhes que não estão acessíveis para não-DDs, em alguns casos não estão acessíveis pra quem não é ListMaster.
Por que não se documenta essas "razões históricas"? Se elas estivessem escritas em algum lugar as discussões não precisariam começar do início toda vez. Na minha opinião o sistema anti-spam da comunidade Debian é o pior possível. Se ao invés de tentar analisar o conteúdo das mensagens, verificar blacklists e esperar que usuários relatem a ocorrência de spam (já disseram aqui que o sistema de relatar spam é "só pra inglês ver"), fosse negada a postagem de mensagens de quem não está na lista, eu acho que a quantidade de SPAM seria reduzida (e muito) e o custo do combate ao SPAM seria próximo de zero.
Não acho que as listas estão cheia de pessoas insatisfeitas, muitas vezes o que acontece é o princípio do "vocal minority".
Voce não acha. Eu acho. Mas não podemos ficar no ACHISMO. O certo seria procurar SABER.
Não há um administrador ativo na lista. Mas há pessoas ativas que têm contato com os administradores e podem fazer o trabalho de "catalysts".
Deveríamos ser uma comunidade. Essa divisão em castas (DDs, ListMasters, os que têm contatos e o resto) não me parece saudável. Seria bom se o Junior Polegato pudesse realmente entrar em CONTATO com os ListMasters, como você lhe sugeriu.
Com certeza, e frequentemente isso é feita em listas internas ou em contatos diretos com quem colabora com a infra-estrutura de e-mails, o time de "list masters" costuma trabalhar muito bem. :-)
Pois é. Então você deve concordar comigo que "ser trabalho vonluntário" não é desculpa. -- Bruno de Oliveira Schneider http://www.dcc.ufla.br/~bruno/