On 2/16/07, badfile <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Há alguns anos um Prêmio Nobel de Física esteve no Roda Viva da TV Cultura, entrevistado por especialistas da área. Previa o Computador Quântico para 2015, aproximadamente.
Isto é relativamente "rápido" se analisarmos o tempo que foi dos primeiros "computadores" (eu digo calculadoras, porque era basicamente isso que faziam :) até a era do "IBM-PC". Sem contar que computação quântica tem um apoio extra de órgãos militares/governamentais ou universidades pelo desempenho e precisão. O número de pessoas qualificadas e dispostas a ajudar hoje também é muito maior que há algumas décadas.
Eu não falo de ter um computador quântico em casa, isso realmente vai demorar, ainda mais para nós brasileiros, que compramos muito mais tecnologia que desenvolvemos (e as vezes compramos tecnologias que desenvolvemos mas não são reconhecidas como inveções brasileiras (alguém ai falou em BINA?)
Infelizmente não guardei o nome dele. Ele faz parte dos pesquisadores que trabalham com no desenvolvimento do Computador Quântico (Miorim, pede uma bolsa pra ele!).
Vou pedir sim, mas preciso sbaer o nome. :D
Segundo ele, enquanto o processamento digital representa informações analógicas com dois valores discretos - 0 ou 1 - o processamento analógico do Computador Quântico trabalhará com valores entre 0 e 1.
Essa é a parte que eu não gosto muito. Se hoje com duas opções (1 ou 0) já temos aqueles casos misteriosos (alguém ta pensando em porque o som deixa de funcionar às vezes?), imagina com todo este intervalo! :D OFF: Eu ainda quero ver uma operação de ponto flutuante num pc quantico...
Se entendi direito, os bits são transportados pelos eletrons do elemento químico utilizado, uma das razões do processamento ser tão poderoso. Ainda segundo ele, o sistema permite prever que o processamento do Computador Quântico será similar aos métodos utilizados pelo cérebro humano para pensar (procesar idéias). Ou seja, não é mais sim ou não, ele pode observar outros fatores para tomar decisões - baseado em aplicativos para tanto.
Exato. A inteligência artificial, hoje basicamente feita no software, terá um avanço significativo bem ao estilo ficção científica: chips de inteligência artificial (microsistemas dedicados apenas à isso) serão coisa comum (imagina um video-game com isso... :D), a dependência de algoritmos eficientes passará para uma camada mais baixa, coisa inviável (senão impossível) hoje.
A certa altura da entrevista foi perguntado se poderia o Computador Quântico desenvolver sentimentos. A resposta foi: "sim, mas não sei se a Consciência permitirá isso".
Essa eu não entendi... "I robot" ?
A verdade é que o Computador Quântico traz muito mais do que a simples questão de quanto tempo levará para fatorar 42 ou quebrar uma chave criptográfica de 128 bits. Impensável uma máquina dessas sem Linux.
Seria uma outra revolução, mas eu acho que ainda assim teriamos o Linux ou algo muito parecido.
Já pensou o que um Computador Quântico com SO do Tio Bil faria? É o lado mau da força ;-))
Não me preocupo com o SO do pessoal de Redmond, imagina um vírus em "dimensões quânticas"...
Falando nisso, qual o SO do cérebro humano?
Hein? :D -- Maxwillian Miorim <[EMAIL PROTECTED]> ---- Moo... Are you happy now?