----------
O DataGramaZero de DEZEMBRO esta' disponível

"O fluxo de informação, quando interiorizado pelos indivíduos de uma realidade pode promover um progresso contínuo relacionado ao conhecimento que se agrega àquela comunidade, Mas não se consome informação para o desenvolvimento como se o desenvolvimento fosse. O indivíduo e seu espaço precisam ser atingidos, perceber e aceitar os conteúdos acessados f." parte do texto em Colunas com o artigo de opinião: "A informação, a nova economia e o desenvolvimento sustentado"

Este Datagramazero celebra os dez anos de circulação da Revista l com um novo traço da escrita e da leitura em um novo mundo de documentos em formato digital;


O DataGramazero de Dezembro   traz os seguintes artigos:


1 - Informação, informatividade e Lingüística Documentária: alguns paralelos com as reflexões de Hjorland e Capurro
por Marilda Lopes Ginez de Lara

Resumo: Considera aspectos dos desenvolvimentos da Lingüística Documentária comparando-as às reflexões de Hjorland e Capurro, a partir do quadro de pesquisa sobre organização e comunicação da informação realizada pelo primeiro, e pelo panorama das discussões sobre o conceito de informação e de suas relações interdisciplinares, de ambos os autores.

2 -  A Ciência da Informação, Memória e Esquecimento
por Silvana Drumond Monteiroe Ana Esmeralda Carelli e Maria Elisa Valentin Pickler

Resumo: A preservação da memória esteve em evidência na Ciência da Informação que não contempla explicitamente o esquecimento, destinando-se, em suas teorias e práticas, a preservar a memória da humanidade. Com o advento das tecnologias da Internet que possibilitaram o surgimento do ciberespaço e a virtualidade das formas simbólicas, a preservação, como nós a entendemos, já não parece plenamente possível nesse meio.

3 - Análise de pesquisas sobre o comportamento informacional de decisores sob o ponto de vista da cognição situada
por Mônica Erichsen Nassif

Resumo: Este artigo analisa os estudos sobre o comportamento informacional de decisores, usuários da informação em organizações, do ponto de vista da cognição situada. Com base nos resultados e nos aspectos teóricos da cognição situada, aponta caminhos, até então pouco explorados, para os estudos sobre os usuários/decisores na área de gestão da informação e do conhecimento.

4 - A gestão da informação voltada à certificação de processos de desenvolvimento de software: um estudo de caso
por Daniel Barbosa e Marcello Bax

Resumo: O artigo estuda o caso de uma empresa de tecnologia da informação que tem seu processo de desenvolvimento de software com certificação, identificando práticas de Gestão da Informação relacionadas especificamente com essa certificação e mostrando a sua importância para uma organização neste contexto.

5 - Mapeamento e gestão de competências em inteligência competitiva
por Roniberto Morato do Amaral e Leonardo Guimarães Garcia e Dario Henrique Aliprandini

Resumo: Com o intuito de contribuir para o aumento da eficiência e eficácia das unidades de Inteligência Competitiva no âmbito da gestão de pessoas, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma sistemática para mapear conhecimentos, habilidades e atitudes de profissionais .

------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG temos a recensão dos livros Estética da criação verbal de Mikhail Bakhtin e A Biblioteca Digital de Ana Maria Tamaro e Alberto Saralelli . Os nossos apresentados links remetem a sites relacionadas com os artigos deste número.


O DataGramaZero de Dezembro 2008 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br
http://www.dgzero.org


Este é um periódico de acesso livre e tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos dez anos do Datagramazero com cerca de 41 números da Revista, 200 artigos, algo como 300 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos.

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação. Tem um leitorado médio estimado em 4.000 acessos ao mês e tem conceito A no Qualis da Capes em mais de uma área do conhecimento.

----------
_ 
_______________________________________________
Instruções para desiscrever-se por conta própria:
http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/options/bib_virtual
Bib_virtual mailing list
Bib_virtual@ibict.br
http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/listinfo/bib_virtual

Responder a